OFERENDAS PARA OGUM


Ogum aprecia muito a manga, feijão fradinho, camarão e cerveja clara. São as oferendas mais simples dentre os Orixás, elas podem ser entregues em beira de cachoeira, praias, estradas de terra, mato e até mesmo em um jardim. Sua quizila é o quiabo, então muito cuidado!

Mangas para Ogum

Ingredientes:

7 cravos vermelhos
7 mangas espadas sem descascar
1 água mineral
1 cerveja clara.
Material para montagem: 7 folhas de couve que serão arrumadas como um círculo, 1 coite para a cerveja e 7 velas intercalando brancas e vermelhas.

Modo de preparo: colocar as folhas de couve como se fossem um prato, formando um círculo, com o cabo sempre para fora. Divida as mangas em duas partes sem tirar a casca nem o caroço e coloque sobre as couves, regue com a água mineral para se manterem frescas, coloque os cravos, as velas e o coite com cerveja para completar.




Oferenda de pedido de prosperidade para Ogum

Ingredientes:

250 gramas de feijão de cavalo cru
250 gramas de feijão fradinho cru
8 ovos cozidos (descascados e inteiros)
8 azeitonas verdes
8 folhas de louro, azeite de dendê
8 moedas douradas limpas (lavadas com sabão)
1 cerveja clara.
Material para montagem: 1 coité para a cerveja, 4 velas brancas (0 ou 1), 4 velas vermelhas (0 ou 1), 7 folhas de couve para fazer o suporte e 8 formas de empadinha para as velas.

Modo de preparo: Dispor as 7 folhas de couve como um prato, formando um círculo com os cabos para fora. Colocar o feijão cavalo no centro e o feijão fradinho envolta dele. Enfeitar tudo com os ovos, azeitonas e folhas de louro, regue tudo com dendê. Colocar as velas envolta e acendê-las em cima das formas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário