NANÃ – A ORIXÁ DA LAMA



Considerada a mãe de todos os Orixás, Nanã é a “Rainha da Lama” já que foi a partir deste elemento que todo o ser humano se originou. 







Ela é a responsável pelo portal entre a vida e a morte, já que ela tem a tarefa de limpar a mente dos espíritos que são desencarnados para que eles consigam se livrar de todo o peso que sofreram durante a sua jornada. Dessa forma, conseguem reencarnar sem vestígios da vida anterior. Seria essa a explicação para as pessoas perderem a memória à medida que envelhecem.

As lendas de Nanã contam que estava presente quando a água foi separada da terra e o barro encontrado foi utilizado por Oxalá para gerar a vida. Nesse momento, descobriu o segredo do portal entre a vida e a morte. Foi pedido a ela que após a morte, aqueles vieram do barro deveriam voltar ao mesmo elemento.

As principais cores relacionadas à representação da Orixá são Anil, Lilás e Branco, que sempre são observadas em suas vestimentas e adornos. O dia da semana dedicado às suas homenagens é o sábado e sua saudação é “Saluba Nanã”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário