O CULTO AO ORIXÁ OMULU



O Orixá Omulu possui como emblema um cetro de mão feito com nervuras da palha do dendezeiro. Ele é enfeitado com contas e búzios e simboliza uma vassoura, para “varrer” as energias ruins das pessoas.

Existe uma festa anual dedicada ao Orixá Omulu, que se chama Olubajé. Todos os orixás participam, com exceção de Xangô e as entidades de sua família.  Iansã desempenha um papel importante na festividade, realizando o ritual de limpeza e trazendo a esteira onde serão colocadas as comidas.

Este é um ritual exclusivo do Orixá Iorimá. Seu objetivo é trazer saúde, prosperidade e longa vida aos filhos e participantes do axé. Para encerrar a festa, são servidos nove pratos típicos da cultura afro-brasileira, que trazem comidas rituais pertinentes a diversos orixás. Elas são colocadas em uma folha que se chama “Ewe Ilará”, seu nome popular é folha de mamona assassina. Esta folha é venenosa e representa a morte (iku).

O dia da semana dedicado ao Orixá Iorimá ou Omulu é a segunda-feira; suas cores são amarelo e preto e sua saudação é “Atotô!”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário