ORUNMILÁ – O ORIXÁ CHEFE CONSELHEIRO



Orunmilá ou Orunlá, é um dos Orixás fun-fun, ou seja, esteve presente na criação da terra e da humanidade. Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, é ele o redentor do poder da intuição, da vidência e da leitura dos destinos. Ele é quem guarda a sabedoria do Ifá (que é como a Bíblia para os cristãos) e por isso é representado com o seu opelê ifá.



Seu prestígio é um dos mais altos, e possui um imenso valor para todos da religião afro, este Orixá está somente abaixo de Olodumarê (o Deus supremo), onde através de seu grande senso crítico ele conserta tudo que é imperfeito, desta maneira ficou também conhecido como uma forma sincretizada do Espírito Santo.

Este Orixá, procura mostrar a todos os homens e a seus filhos que vingança e o desejo do mal – até mesmo para os inimigos – é o mesmo que querer algo ruim para si mesmo. Pois ao alimentarmos ódio em nosso peito por alguém, nos matamos também pouco a pouco por dentro. Por isso, todas as vezes que se pede algo ou ora em seu nome, é necessário incluir o bem a todos em seus desejos, pois do contrário nada será abençoado, nem atendido.

Portanto, quando se pedir algo a Orunmilá, peça também saúde e felicidade a quem não te deseja o bem, pois gente segura e alegre não atrapalha nem inveja a vida dos outros e, ao mesmo tempo você demonstra a ele que não é igual a quem te quer mal, e que teu coração tem espaço suficiente para receber todas as bênçãos que ele poderá te ofertar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário