QUALIDADES DE IANSÃ



Muitas são as faces e qualidades de Iansã que aparecem nos mitos dessa Orixá. Dependendo do momento, da fase de seu mito e das necessidades apresentadas pela divindade ela se mostra de diversas formas.

Abomi ou Bomin=  Tem fundamento com Xangô e Oxum

Afefe= É ela quem comanda os ventos, tem caminhos com Obaluaiê e Egun Veste vermelho e branco, também usa coral, o chorão de seu adê é alaranjado. Afefe, o vento, a tempestade, acompanha Oyá.
Akaran; Tiodô; Leié e Oniacará= Só encontrada em algumas casas

Arira=     uma de suas formas

Bagan=   Não tem cabeça. Come com Exu, Ogum e Oxossi. Tem caminhos com Egun

Bagbure= Não tem fundamento com nenhum Orixá. Parece pertencer ao culto de Egunguns

Bamila=  eró Oxalufan

Biniká ou Benika=  Tem fundamento com Oxum Opará

Euá=      Um Orixá em particular, mais que em alguns Ilês foram encontradas como forma de Oyá.

Filiaba=   Tem fundamento com Omulu.

Gunán ou Gigan=   Tem fundamento com Xangô

Kedimolu=  eró Oxumarê e/ou Omolu

Kodun=  eró com Oxaguiã.

Luo=  eró ossaim; culto Nagô


Maganbelle ou Agangbele=    esse caminho mostra a dificuldade quanto à geração de filhos. Tem fundamento com Iroko e Xangô. Seu assentamento deve ser feito aos pés de Iroko.

Messan ou Yamesan=    É a que foi esposa de Oxossi, meio animal e meio mulher. Só come caça com Oxossi nas matas. É a mãe dos nove filhos Oyá Mesan é um de seus epítetos.

Obá=      Orixá independente, mais que em algumas casas foi encontrada como qualidade de Oyá.

Odo=      Ligada às águas e apaixonada carnal, é muito louca por amor.

Ogaraju= É uma das mais antigas no Brasil.

Onira=    É uma ninfa das águas doces e seu culto aqui no Brasil é confundido com o culto das outras Oyás por ser uma grande guerreira. É saudada como Oyá, sendo seu culto na África totalmente diferente. Tem ligação com o culto a Egun. Tem grande ligação com Oxum, pois foi ela quem ensinou Oxum Opara a lutar. É muito perigosa por sua ligação e caminhos com Oxaguiã, Ogum e Obaluaiê. Veste coral e amarelo. É Rainha da cidade de Ira (filha ou mulher de Sàngó). Onirá na África é um título de Oiá, significando Senhora da Cidade de Irá.

Onisoni= Tem fundamento com Omulu.

Petu=     Nesse aspecto ela convive com Sàngó. Ligada aos ventos e as árvores. Vem sempre antes de Xangô, anunciando a sua chegada.

Semi =Tem fundamento com Obaluaiê.

Seno ou Ceno=      Tem fundamento com Oxumarê.

Sinsirá=  Tem fundamento com Obaluaiê

Sire=      Tem fundamentos com Ossaim e Ayrá.

Yapopo= Tem fundamento com Obaluaiê.

Tope ou Yatopé ou Tupé=     Tem ligação com Xangô e veste-se de branco. Tem fundamento com Ogum e Exu.

Gbale ou Igbalé ou Balé=      É a Deusa dos mortos. É Ligada diretamente ao culto de Egun, por isso é a senhora dos cemitérios. Tem pleno domínio sobre os mortos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário